Monday, January 13, 2014

Depois das festas volta a dieta

Em Dezembro do ano passado partilhei com as queridas leitoras, o conceito de jejuar e os seus benefícios (melhora a qualidade da pele, cabelo e unhas, "limpa" o sistema digestivo, traz sensação de leveza, drena líquidos retidos e, por tudo isto, incrementa o otimismo).

Depois das festas, onde não me privei do consumo de tantos doces e alimentos ricos em gordura, ganhei coragem e na sexta-feira da semana passada decidi fazer mais um dia de jejum, desta vez ingerindo apenas os alimentos permitidos para jejuar pela nutricionista Ágata Roquette e adicionando outros conceitos que definem o jejum:
- consumo apenas de 1000 kcalorias num dia;
- alimentos líquidos ou "papas";
- 1.5L de água e/ou chá verde.

No livro As Regras de Ouro da conceituada nutricionista é apresentado um plano alimentar para este dia de reiniciar o corpo e a mente - um sumo de laranja ao pequeno-almoço, sopa ao almoço e ao jantar e quando tivermos fome outras frutas.

Optei por limitar o meu consumo de fruta apenas às maçãs, pois são pouco (ou nada) alergénicas (um dia de descanso ao sistema imunitário) e muito saciantes. São também fáceis de cozinhar e reduzir a "papa".

Para não ingerir muitos hidratos de carbono, fiz uma sopa branca com couve-flor, courgette, alho francês e cebola.

Depois de vários cálculos, na sexta-feira comecei o meu dia com o sumo de laranja natural, uma maçã cozida a meio da manhã, sopa ao almoço, três maçãs cozidas durante a tarde (podia consumir até 6 maçãs) e sopa novamente ao jantar.
 
Em comparação com a Dietox, com a opção caseira (chamemos-lhe assim) tive um pouco de fome, mas o custo é bem mais reduzido. Para mim, o mais difícil é a abstinência de café, algo que raramente dispenso ao pequeno-almoço e que faz parte do meu ritual de começar um novo dia.
 
No dia seguinte, a pele do meu rosto estava claramente com melhor aspeto (tinha umas pequenas borbulhinhas na zona T, vestígios das festas, que desapareceram!). Na balança, o meu peso tinha reduzido 300g (apesar de não fazer parte dos objetivos do jejum). E que bem que me soube o pão ao pequeno-almoço!

No comments:

Post a Comment