Thursday, October 17, 2013

Louis Vuitton fever

Voltando aos clássicos da moda, a Louis Vuitton (LV) está certamente no topo da lista. Conhecemos bem as malas, carteiras e acessórios desta marca que tanto nos fazem suspirar e sonhar! Aparecem em filmes, desfiles e muita publicidade, não há dúvida, são um icon de luxo.

LV foi fundada em 1854 pelo seu criador que deu o nome à marca, em Paris (a cidade do amor que tantas vezes é retratada nas suas campanhas). No início dedicava-se à construção de baús de viagem para clientes com pedidos especiais - p. e. um baú que se transformava numa cama, outro flutuante para os praticantes de balonismo pelo risco de cair ao mar. 
Pouco tempo depois, começou a criar também este tipo de malas que se adaptavam aos porões dos navios e ao empilhamento nos comboios. Os materiais robustos (madeira, zinco, cobre, pele e lonas impermeáveis) faziam com que as roupas e os acessórios das senhoras chegassem ao destino em perfeita arrumação. Pelo rápido sucesso, começaram a surgir as primeiras imitações. 
No sentido a afirmar a originalidade da marca, em 1896, o filho de LV, Georges Vuitton começou a marcar as suas peças com o tradicional monograma LV em tons ocre e café, passando de geração em geração como uma constante.

Apenas em 1997, LV introduziu o vestuário feminino com as criações de Marc Jacobs que levaram a marca a outro nível. O estilista liderou o projeto durante 16 anos e fez o seu último desfile a 2 de Outubro deste ano (o contrato não foi renovado), na semana de moda de Paris (apresentação coleção Primavera/Verão 2014). Com a sua saída, surgem muitas incertezas no rumo da LV...


Deixo-vos alguns pormenores...

Esquema das primeiras malas de viagem












Marc Jacobs no último desfile

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